Posse da nova diretoria da Atricon ocorrerá em Brasília
19/01/2024 15:55 em Novidades

No dia 19 de fevereiro, às 14h, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) promoverá no Edifício Íon, em Brasília, um ato de inauguração das novas salas, adquiridas em outubro. Na ocasião também ocorrerá a instalação do Conselho Consultivo da entidade, o lançamento de novas ferramentas de comunicação e do Projeto Comunica, além da apresentação do relatório da gestão 2022-2023. No dia 20 do mesmo mês, às 15h, acontecerá, no Auditório Ministro Pereira Lira, do Tribunal de Contas da União (TCU), a posse da nova diretoria da Atricon.

Novas salas

O dia 19 de fevereiro marca a ampliação das instalações da Atricon, situadas no mesmo edifício da atual sede. A aquisição dos imóveis foi concretizada no dia 30 de outubro. O investimento, que irá qualificar e ampliar a infraestrutura da sede da entidade, foi aprovado em assembleia geral extraordinária realizada no dia 18 de outubro.

Conselho Consultivo

Em portaria publicada recentemente, a Atricon divulgou a composição do Conselho Consultivo da entidade, que será instalada em fevereiro. O órgão superior de consulta ficará encarregado por contribuir e apoiar a Presidência em matérias de relevância para o Sistema Nacional dos Tribunais de Contas. O grupo deliberará por convocação do presidente da Atricon, que também presidirá o Conselho.

E-book e site das Boas Práticas dos TCs

As experiências exitosas dos Tribunais de Contas mapeadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) serão reunidas em um novo ambiente digital. A iniciativa objetiva facilitar o acesso às informações, além de estimular a divulgação das boas práticas dos órgãos de controle.

Relatório de Gestão

A síntese das ações desenvolvidas durante a gestão 2022-2023 será divulgada na Revista Atricon. A publicação abordará as iniciativas em linguagem acessível, com um layout dinâmico para facilitar a leitura. A edição traz entrevistas com o ex-chefe do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Miles Taylor, e com o sociólogo Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE e pesquisador na área da educação. Os temas de interesse do Sistema Tribunal de Contas também são abordados em artigos exclusivos do presidente do TCU, Bruno Dantas, e da presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Projeto Comunica

A iniciativa objetiva ampliar o acesso a informações ligadas ao controle externo que possam ser de interesse da população, bem como incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões. O projeto pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos a ela disponibilizados.

Nova diretoria

A posse da diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 acontecerá no dia 20 de fevereiro, às 15h, no Auditório Ministro Pereira Lira, do TCU. Veja a composição da nova diretoria.

Fonte: Atricon

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS