Exercício de abandono executado sem falhas
29/03/2019 10:12 em Novidades

A correção das falhas verificadas no exercício anterior foi a principal meta buscada pela equipe de brigadistas do Tribunal de Contas do Estado durante a simulação evacuação do prédio principal ocorrida na tarde de hoje (25/mar). O coordenador geral do exercício, Gilney da Costa Vaz, afirmou que o trabalho foi acompanhado por oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e que desta vez não houve qualquer restrição.

O abandono durou pouco mais de 10 minutos, seis a mais do que na simulação ocorrida em setembro do ano passado. Segundo Gilney, o aumento era esperado, em razão da mudança da área de concentração. “No ano passado, nos concentramos no pátio, junto à entrada principal do TCE-GO, congestionando o local, com um único ponto de saída. Desta vez optamos por um local mais distante, seguindo as orientações dos bombeiros”, relatou. O ponto de concentração foi na praça da pedra fundamental, próximo à creche.

Gilney disse que os brigadistas fizeram uma varredura completa em todas as salas do TCE-GO, inclusive nos banheiros, para que ninguém fosse deixado para trás. A estimativa é que cerca de 250 pessoas tenham participado da atividade, entre servidores, prestadores de serviço e visitantes.

Este foi o segundo exercício de abandono do prédio do Tribunal desde a criação da Brigada de Incêndio, em julho do ano passado, e deve ser repetido a cada seis meses. Ao todo, são 48 brigadistas, sendo 25 deles participaram diretamente do treinamento de hoje.

A evacuação levou em consideração procedimentos padrões de segurança como a proibição do uso de elevadores, priorização na evacuação dos andares superiores, presença dos brigadistas nos corredores, conferência das salas, uso de “fila indiana” pelo lado direito, utilizando o corrimão de apoio para que o lado esquerdo ficasse desobstruído para eventual subida de socorristas, dentre outros.

Veja mais fotos no Flickr do TCE-GO.

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS