CURSO DESTACA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DE OBRAS PÚBLICAS
10/07/2018 07:41 em Novidades

ATIVIDADE FOI OFERECIDA PARA 25 SERVIDORES DO TCE-GO E 15 DE ÓRGÃOS JURISDICIONADOS

 

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás promoveu ontem e hoje (5/jul) um curso de capacitação em obras públicas. O treinamento foi ministrado por Antônio Jorge Leitão, analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e oferecido para 25 servidores do TCE-GO e 15 jurisdicionados convidados. Além da atuação no Judiciário Federal, Leitão é graduado em Engenharia Civil, mestre em Economia para Empresas e especialista em Administração Financeira e Matemática.

O curso Obras Públicas: Regimes de Execução, do Planejamento à Conclusão ocorreu no miniauditório do TCE-GO, com carga horária de 12h/aula. O instrutor avaliou como positiva a iniciativa da corte de convidar gestores jurisdicionados. “Para os jurisdicionados, o curso tem valor pedagógico e preventivo, alertando o gestor para que tome cuidado em questões como a gestão de contratos de elaboração de projetos e execução de obras públicas”, afirmou.

Para Leitão, o principal ensinamento foi sobre a importância de priorizar o planejamento e, assim, aumentar a probabilidade de êxito. Ele destaca que uma obra pública realizada com sucesso deve atender a quatro pontos: ter a qualidade esperada no edital, respeitar o prazo estipulado no contrato, garantir o custo orçado e a segurança.

O orientador defendeu ainda que a falta de planejamento de obras e elaboração de projeto básico executivo resulta em obras inacabadas, superfaturamento e aditivos contratuais. Leitão finalizou comentando que “uma das particularidades do curso é que ele é feito com profissionais experimentados e capacitados no assunto, e tem um caráter multidisciplinar, o que é essencial para a boa governança”.

 

Ouça a entrevista com o Professor Antônio Jorge Leitão...

COMENTÁRIOS